PENSO, LOGO, BLOGO!
28 de dez. de 2009
CONFECOM COMEÇA A DAR FRUTOS
Após a conferência já foi divulgada pelo Governo Federal e se refere ao projeto para o Plano Nacional de Banda Larga. Agora a Internet brasileira terá marco regulatório, uma reivindicação dos movimentos sociais.
Estas ações foram aceleradas pela CONFECOM que deu respaldo ao Governo Federal para implementá-las.
24 de dez. de 2009
Le Monde escolhe Lula como o homem de 2009
O jornal francês Le Monde, pela primeira vez em sua história, decidiu eleger uma personalidade do ano e o escolhido foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Saiba mais no site da BBC Brasil
22 de dez. de 2009
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CFJ
Para os profissionais de jornalismo sérios deste país, o CFJ nada mais é que um órgão regulador profissional, assim como os diversos conselhos de profissionais, existentes no Brasil, como o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Organização dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Engenharia (CRE), e tantos outros.
O que a Globo e outros veículos, que se retiraram da CONFECOM querem, é manter as coisas como estão. Usando concessões públicas a seu bel prazer e com o Estado sem controle ou ação para agir.
Muita coisa tem de mudar. Acho que empresas como a Globo não podem falar de liberdade de expressão, já que conforme seus interesses e com o poder de veiculação que possuem, cerceiam muitos mais a liberdade de expressão do que poderia um Conselho Federal de Jornalismo, órgão que garantiria a representatividade de todos os atores da Comunicação Social do país. Basta ver a nota que deram no Jornal Nacional no dia em que a CONFECOM estava iniciando.
Uma das coisas que este órgão poderia coibir é a condenação prévia. Aqui não entro no mérito de quem comete crimes ou não, pois quem deve tem de pagar. Mas que a Globo usa o seu poder de influência para manter ou derrubar, ela usa.
POR HOJE É SÓ
O Brasil começa a desvelar o dito "quarto poder".
CONFECOM - AVANÇOS
Os delegados votaram para que as propostas entrem para o caderno final da conferência como propostas "não apreciadas" e com indicativo para a próxima conferência que deverá ocorrer em 2011.
Os profissionais em jornalismo foram os maiores vitoriosos, como já postei anteriormente, pois todas as propostas da categoria, inclusive aquelas de interesse de toda a sociedade foram aprovadas ainda nos grupos. Veja na postagem CONFECOM E FENAJ, aqui no In foco In Loco.
CONFECOM - HOMENAGEM A DANIEL HERZ
Seus filhos Fernando e Guilherme, foram homenageados com uma placa comemorativa e foi mostrado um filme em homenagem a Herz, mostrando sua trajetória de luta por uma comunicação igualitária. A placa foi entregue pelo coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Schröeder. Vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Schröeder fez o primeiro discurso da sessão de abertura e agradeceu ao presidente Lula pela coragem de organizar a conferência ajudando a quebrar o silêncio em relação à comunicação.
É de Daniel Herz o livro "A História Secreta da Rede Globo", da editora Dom Quixote, na coleção "Poder, Mídia e Direitos Humanos". Leitura que não pode faltar aos profissionais de comunicação e todos interessados na democratização da comunicação no Brasil.
Conheça mais sobre a vida e obra do jornalista no site www.danielherz.com.br
CONFECOM - DISCURSO DO PRESIDENTE
A impressão dos delegados e delegadas, principalmente da sociedade civil organizada, foi a de que Lula discursou de maneira a mostrar a todos os avanços que a realização da conferência traria ao país, no entanto sem inflamar os ânimos, para que o evento transcorresse com a maior tranquilidade possível.
Leia mais no site do Ministério das Comunicações.
21 de dez. de 2009
Problemas com a conexão
16 de dez. de 2009
CONFECOM III e FENAJ
Estamos super atrasados. As propostas consensuadas e as aprovadas com mais de 80% dos votos, nos 15 grupos, começaram a serem lidas às19h. Os ânimos estão quentes, mas já conseguimos alguns avanços como a aprovação da criação de um sistema de comunicação composto pelos conselhos municipais, estaduais e nacional de comunicação e a regulamentação do jornalismo, o que implica em uma nova Lei de Imprensa.
Como, na defesa desta última, não se citou o termo "Lei de Imprensa" consideramos uma conquista, pois o setor empresarial deixou "passar batido".
Também o registro por formação superior foi aprovado em alguns grupos e deverá ser uma das propostas garantidas nos anais desta I CONFECOM.
Estas três propostas, além de serem estratégicas para a sociedade civil organizada como um todo, foram tiradas também como estratégicas para os(as) profissionais em jornalismo e apontadas em reunião da FENAJ, ocorrida ontem (dia 15), à noite, como prioridade.
Mais tarde tentarei colocar mais informações, já que, pelo jeito, hoje a plenária vai longe.
CONFECOM II
CONFECOM 1
Pelo que percebi, o importante era garantir a maior participação possível e isso foi conseguido. Porém o debate está pesado. O quórum sensível, que estava proposto e prejudicaria mais ainda o debate, foi derrubado na votação do regimento que estava prevista para o dia 14, antes da abertura e só acabou ocorrendo após os painéis de ontem de manhã (dia 15).
O enfrentamento agora se dá nos grupos de trabalho, com uma proposta de sistematização diferenciada que segue a formatação da delegação que participa da CONFECOM. De cada um dos 15 grupos seram encaminhadas, à plenária final, dez propostas - quatro da sociedade civil, quatro do setor empresarial e duas do poder público, respeitando o percentual de delegados no evento: 40% - 40% - 20%, respectivamente.
Enfim, o "bicho" vai pegar é na plenária final.
15 de dez. de 2009
NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL
O quórum sensível, como está sendo chamado, é um tipo de votação que poderá inviabilizar a CONFECOM e que só servirá para que o setor empresarial de comunicação faça a propaganda de uma conferência esvaziada de propostas.
Para a sociedade civil organizada, que luta há muitos anos, pela democratização da comunicação, o quórum sensível foi uma estratégia dos empresários para impedir a aprovação de temas estratégicos para a consolidação do controle social na área e o acesso da maioria da população ao empoderamento e acesso à informação.
Diferentemente do processo democrático que respeita a maioria (50% mais 1), o tipo de votação apresentado pelo setor empresarial exige uma votação de 60% + um voto de cada segmento, aqui representados pelos empresários, poder público e sociedade civil organizada. Como os segmentos estão distribuídos em 40%, sociedade civil organizada; 40%, setor empresarial, e 20%, poder público, pode-se imaginar a dificuldade que será aprovar propostas que exijam um maior debate.
************************
Como o acesso à Internet está difícil aqui na CONFECOM, mais tarde deverei falar um pouco da abertura do evento ontem, que contou com a presença do presidente Lula e também sobre o que está acontecendo hoje.
13 de dez. de 2009
O MAIOR DEBATE SOBRE A COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Muitos enfrentamentos foram feitos para que chegássemos à I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) que será realizada no Centro de Eventos Ulisses Guimarães, em Brasília, de 14 a 17 deste mês, e que deverá receber cerca de 1.600 delegados, convidados e observadores.
Primeiro foi necessário um presidente sério e preocupado com a democratização da comunicação e segundo foi fundamental romper a barreira do empresariado midiático para que os debates pudessem ocorrer em todo o país em conferências livres, municipais e estaduais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entende a importância do evento já que foi um dos homens mais visados pela mídia, na maioria das vezes, a mídia que não o queria no governo e porque sentiu na pele o que uma imprensa que não é séria pode fazer com a população que não tem condições de acesso a todas as informações e acaba por "comprar o peixe" conforme os interesses de quem o vende.
Nesta segunda-feira todos os olhares devem estar voltados para a CONFECOM e o embate será difícil, mas a sociedade está preparada para realizá-lo. Participam do evento a sociedade civil organizada - que compreende movimentos sociais, populares, sindicais e entidades de todos os perfis -, o empresariado e o governo em todas as esferas.
E vamos ver se a grande mídia estará divulgando com a ênfase que deve ser dada.
8 de dez. de 2009
HEBER, PARABÉNS! VOCÊ MERECE
Ver o meu time campeão brasileiro (MENGOOO), o Inter como vice campeão e ainda ter o orgulho de ver um londrinense apitar o jogo contra o Grêmio, com toda a pressão que esse jogo exercia sobre a arbitragem, deixou minha semana bem mais feliz.
Parabéns, Heber Roberto Lopes.
Temos que marcar algum dia em um videokê para você cantar Tropicana...rsrs
Um abraço.
7 de dez. de 2009
O INCONCEBÍVEL LULA
O INCONCEBÍVEL LULA - por Pedro R. Lima, professor - UERJ Enonomia
FHC, o farol, o sociólogo, entende tanto de sociologia quanto o governador de São Paulo, José Serra, entende de economia. Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; que não entende de economia, pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.
Lula, o “analfabeto”, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos, e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade.
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 200 dólares, e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG - Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis.
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8.
Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista.. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos), uma mulher no cargo de primeira ministra, e pode fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir, e hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre.
Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual.
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador, lá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.
Lula, que não entende nada de nada, é melhor que todos os outros.
Pedro R. Lima, professor
UERJ Enonomia
Fonte: muitas edições de VEJA.
MEU PAI DEVE ESTAR FELIZ LÁ NO CÉU
Meu MENGO foi campeão (meu pai também torcia para o rubro negro) ganhando do Grêmio...rsrs... maior rival do nosso COLORADO (eu torço para o Inter por causa do meu pai, gaúcho de Soledade)
É... seu Angelo Guaracy Rostirolla. Poderia haver combinação melhor? Saudades, paizão.
24 de nov. de 2009
Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher
Veja a notícia Juízes de todo país discutem efetividade da Lei Maria da Penha no site do PT.
20 de nov. de 2009
PED do PT
A chapa "O PARTIDO QUE MUDA O BRASIL, O PARTIDO PARA TODOS" pode estar unificada no município, mas, em nível estadual e nacional, são várias as chapas que concorrem. Eu apóio, pela minha tendência, a CNB, no Estado o companheiro Enio Verri e para a presidência do PT Nacional, o companheiro Zé Eduardo Dutra. Confira os números para a votação, da tendência CNB. deste domingo:
Presidente Nacional - Zé Eduardo Dutra - n°180
Chapa Nacional - n° 280
Presidente Estadual - Enio Verri - n° 380
Chapa Estadual - n° 480
Presidente Municipal - Sidnei Santos - n° 580
Chapa Municipal - n°680
Mais informações sobre a eleição podem ser encontradas nos sites:
www.ptlondrina.org.br
www.pt-pr.org.br
www.pt.org.br
Ministro Edson Santos fala sobre população negra
Renda da população negra aumentou. Por outro lado, é pouco expressivo o número de negros em cargos de direção
12 de nov. de 2009
A SAÚDE ESTÁ NA FILA DE ESPERA DA EMERGÊNCIA
A partir desta postagem estarei tratando do caos que está se instalando em nosso município. Abro espaço para o artigo "Gestor do SUS em Londrina é responsável?", da Sonia Maria Anselmo, ex-secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Londrina, coordenadora do Movimento Popular de Saúde (MOPS) de Londrina e conselheira Estadual de Saúde.
"Gestor do SUS em Londrina é responsável?
Devido aos últimos fatos sobre a saúde pública de Londrina, eu, como ex-secretaria executiva do Conselho Municipal de Saúde - CMS (de 2003 a 2008), preciso fazer algumas considerações para restabelecer a verdade, que são escondidas da população que será a maior prejudicada a falta de médicos nos prontos-socorros, a partir desta sexta-feira.
A gestão da saúde em Londrina, na administração do atual prefeito, afirma que existe um rombo nas contas do SUS de cerca de 28 milhões de reais. Se existe esse rombo, onde estão os recursos que a Secretaria de Saúde recebeu a mais este ano, em comparação com o ano passado?
A gestão do SUS recebeu este ano cerca de 40 milhões de reais a mais, de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2008. Passo a explicar as fontes desses recursos, baseada no Relatório Administrativo-Financeiro do Fundo Municipal de Saúde, documento que os conselheiros de Saúde recebem todo mês e que é discutido e aprovado no CMS.
A Secretaria de Saúde recebeu este ano da prefeitura R$ 68.671.477,52 (fonte 303). Em 2008 (de janeiro a setembro), a secretaria recebeu R$ 57.945.692,98. Ou seja, a prefeitura repassou em 2009, uma diferença de R$ 10.725.784,54, a mais. Já do Fundo Nacional de Saúde, conta da média e alta complexidade (fonte 496), a secretaria recebeu, este ano, R$ 106.887.902,41 e, em 2008, recebeu R$ 86.576.340,51. Uma diferença de R$ 23.987.319,46, a mais. Na atenção básica, a secretaria de saúde recebeu, em 2009, do Fundo Nacional (fonte 495) R$ 16.770.629,02, R$ 5.358.060,00 além dos.R$ 11.412.569,79 recebidos em 2008.
Se somarmos a diferença das três fontes, a Secretaria de Saúde recebeu, a mais, este ano, R$ 40 milhões o que equivale a uma diferença positiva de quase 30%. Pergunto então como se pode explicar o discurso do gestor de que há um rombo? Ou se trata de incompetência para administrar o SUS?
Outro dado importante, é que os incentivos municipais através dos contratos com os hospitais para manter as UTIs e os setores de urgência e emergência funcionando, são de R$ 620 mil por mês. Se somarmos esse valor durante os nove meses deste ano, vamos ver que esse percentual para os hospitais representa apenas 2,5% do total da verba recebida pela Saúde.
Podemos perceber com esses números, que a atual gestão do SUS não está falando toda a verdade quando se refere aos contratos celebrados com acompanhamento do Ministério Público, no ano passado. É bom lembrar que esses incentivos são feitos desde a década de 90, como incentivo para as UTIs neo natal e pediátricas, mas não havia, antes de 2007, contratos que regulassem a transferência do dinheiro. Tais contratos foram exigidos pelo Tribunal de Contas do Paraná, naquele ano e a secretaria, seguindo esta orientação, fez os contratos que foram aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e enviados ao Ministério da Saúde, que aprovou e publicou esta aprovação, por meio das portarias 3.033/2007 e 1.813/2008. Ou seja, os contratos são legais e foram analisados e aprovados pelo Governo Federal.
A população que usa o SUS não pode pagar pela ingerência administrativa da Secretaria de Saúde que não está preocupando com a oferta e a qualidade do serviço. Quem será responsabilizado se mortes ocorrerem por falta de atendimento? Os pacientes que precisarem de atendimento especializado vão ser atendidos onde? Não está se pensando e nem discutindo o princípio da vida. A perda para o atendimento da população usuária do SUS é tão importante e irreparável que, nos próximos 20 anos, não se conseguirá recompor o corpo clínico dos hospitais. Quanto vale uma VIDA? Todas as perguntas devem ser respondidas pelo gestor municipal e as respostas devem ser dadas com a máxima urgência."
Consciência Negra é feriado municipal em Londrina
Por 14 votos, com três abstenções, acaba de ser aprovado na Câmara Municipla de Londrina, em 2ª discussão, o Dia Municipal da Consciência Negra, com caráter de feriado municipal, que será no dia 20 de novembro.
A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de luta e resistência para o movimento negro e para todos e todas que lutam contra o preconceito e pela igualdade e justiça social.
10 de nov. de 2009
Sandoz abre 58 vagas de estágio em todo o País
Sandoz abre 58 vagas de estágio em todo o País
Estão abertas as inscrições para o programa de estágio 2010 da farmacêutica Sandoz, multinacional que ocupa segundo lugar mundial na produção de medicamentos genéricos. São 58 vagas em treze cidades brasileiras: (30) Cambé - PR, (2) Belo Horizonte, (8) Rio de Janeiro, (6) São Paulo, (1) Vitória - ES, (1) Linhares – ES, (1) Goiânia - GO, (1) Campo Grande - MS, (2) Cuiabá -MT , (1) Fortaleza - CE, (3) Salvador, (1) Teresina - PI e (1) João Pessoa - PB.
Podem concorrer estudantes do último ou penúltimo ano dos cursos de graduação em Administração, Economia, Contabilidade, Comércio Exterior, Engenharia Elétrica ou Produção, Farmácia, Química, Design Gráfico, Jornalismo, Marketing e Sistemas de Informação.
A empresa oferece além da bolsa auxílio benefícios como Assistência Médica, Seguro de vida, alimentação e transporte.
As inscrições vão até o dia 20/11 e estão disponíveis no site www.sandoz.com.br na seção “Carreira”.
4 de nov. de 2009
Conferência Estadual de Comunicação
22 de set. de 2009
ATENÇÃO ESTUDANTES DE DIREITO
A Caixa está selecionando estagiários para atuar na representação regional jurídica de Londrina.
Os candidatos devem comparecer até o dia 28 de setembro na Avenida Paraná, nº 564, das 13h às 17h. A carga horária Os selecionados cumprirão carga horária diária de cinco horas e receberão bolsa-auxílio de R$ 581,00, mais auxílio-transporte de R$ 66 mensais.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3878-0450.
21 de set. de 2009
LEI MARIA DA PENHA COMPLETA TRÊS ANOS
"Em briga de marido e mulher...
Temática recorrente quando se trata de garantir direitos e políticas públicas sociais eficientes, o combate à violência contra a mulher continua sendo um dos principais focos de atuação do atual governo federal. E amanhã, dia 22 de setembro, um dos instrumentos mais importantes para as ações, a Lei nº 11.340, a chamada Lei Maria da Penha, completa três anos de vigência.
Essa lei é o eixo principal, junto com o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, lançado pelo presidente Lula durante a 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em 2006, das políticas públicas para enfrentar este problema que reflete em vários outros aspectos do cotidiano social.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a violência de gênero ainda é um dos grandes problemas do século XXI: Das mulheres vítimas de assassinato, 70%, foram mortas pelos maridos ou parceiros e, no Brasil, uma mulher é agredida a cada 15 segundos, um dos índices mais altos do mundo. A lei foi criada para transformar essa realidade e, aos poucos, as vítimas têm tomado conhecimento e recorrido a esse instrumento de proteção.
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres apresentou relatório onde apontou que houve aumento de 32,36% na procura pelo número 180, a Central de Atendimento à Mulher, entre janeiro e junho, se comparado com o mesmo período de 2008 - em números, isso significa que foram realizados mais de 162 mil atendimentos. Destes atendimentos, 47% referem-se à busca de informações sobre a Lei Maria da Penha.
O trabalho realizado pelo Governo Lula é, também, conseqüência da atuação do PT e de sua militância em defesa das minorias. No caso das políticas na questão de gênero muitas conquistas foram alcançadas, mas é fundamental que este trabalho continue e seja, cada vez mais ampliado, porque em briga de marido e mulher a Lei Maria da Penha e cidadãs e cidadãos brasileiros, metem a colher, sim."
Jacks Dias
Vereador pelo PT, em Londrina
16 de set. de 2009
ESTE É O SEGURANÇA
A vida é realmente uma caixa de surpresas. Surpresas ruins e boas. Neste caso uma surpresa ruim. Meu amigo Cícero de Souza, por incrível que pareça, só foi pauta da imprensa no último domingo (dia 13). E até agora estou esperando que alguém se lembre deste que, para mim, é um dos melhores cantores de Londrina.
O mais triste de tudo isso é saber o quanto este homem já batalhou pela carreira e para se manter e manter a família, com toda a dignidade, estava trabalhando como segurança de um supermercado em Londrina.
Hoje ele está na Santa Casa, em coma induzido, em estado grave. Segundo informações, ele estava esperando para se apresentar no Faustão, em breve.
Meu amigo Cícero, a quem respeito e admiro, quero ver você cantando novamente e estou torcendo para que você saia dessa.
Para ouvir o Cícero cantando clique aqui.
7 de set. de 2009
Resposta ao artigo de Lucia Hippolito
Cara Lucia Hippolito, você como cientista política deveria saber que o que pressupõe uma verdadeira democracia é o diálogo com toda a soiedade. Então nada mais natural que o presidente Lula consulte e dialogue com segmentos afins, de pautas direcionadas, sobre assuntos de interesse de Estado.
E, é claro, que o que incomoda muita gente é que ele não age como os antigos governantes - cito aqui FHC, o maior articulador dos interesses de elite e, inclusive, das grandes corporações internacionais - que fazia suas articulações por debaixo do pano com setores (devo citar banqueiros, latifundiários, representantes de monopólios e oligarquias e das federações da indústria e comércio?) com forte lobby no Congresso e Senado.
Setores que até hoje bancam a campanha de parlamentares para verem seus interesses garantidos e que tornam aquelas Casas verdadeiras imagens do antigo poder que sempre privilegiou uma minoria de poderosos, em detrimento a uma maioria (o povo) que vivia à mercê de decisões que a empurrava, cada vez mais, para a crise interna do País e para a miséria.
O mais incrível em seu artigo é que, ao final, você mata todos os seus argumentos nos dois últimos parágrafos. Fico pensando se o que realmente preocupa não é o fato dos representantes que estão no Congresso e Senado não terem o poder de mando sobre importantes decisões que afetam toda a sociedade. Poder que possuiam antes e que empurraram nosso País para o buraco por muito tempo.
Lembro que no início do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até tentou dialogar com o Congresso e todos sabem o fiasco que foi, graças aos interesses de grupos e partidos que sempre estiveram lá para representar a eles mesmos. Como exemplo é só recordar quanto tempo aquela Casa segurou o primeiro orçamento elaborado pelo Governo Federal, no primeiro mandato de Lula. Quando ocorreram os mesmos problemas com Getúlio Vargas, ele fechou o Congresso e instalou a ditatura.
Lula optou pelo caminho correto: o da verdadeira democracia. Dialogar com toda a sociedade como forma de pressionar o Congresso a respeitar os interesses de toda a sociedade. E é por isso que ele tem toda a aprovação que aparece nas pesquisas. Também é por isso que artigos como o seu não conseguem ser isentos da malícia da "dor de cotovelo" das elites e da direita brasileira.
28 de ago. de 2009
Maringá, Maringá
Sobre o discurso do vereador Tito Valle (PMDB) ao ufanar Maringá, a vereadora lembrou dos desmandos ocorridos também naquele município quando da gestão de Jairo Gianoto, citando, inclusive o secretário de Fazenda daquela gestão, Luiz Antonio Paolichi.
Parabéns, vereadora. É sempre bom lembrar.
BOM DIA (3)
Quem sabe alguns vereadores(as) não aprendem com ele!
BOM DIA
Tudo para tentar detonar a gestão do ex-prefeito Nedson Micheleti que, por incrível que pareça e por mais que alguns vereadores queiram demonstrar, colocou o município de Londrina, de 2003 a 2008, entre as melhores cidades do país para se viver.
Em contradição ao que tem sido noticiado por grandes veículos de comunicação, enclusive em nível nacional (até o Diário de Maringá divulgou), que Londrina ocupa a primeira posição no ranking paranaense de desenvolvimento municipal. O estudo da Firjan refere-se ao ano de 2006, o mesmo que foi tão debatido ontem.
Só Tito Valle não viu. Desqualificou Londrina e também a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) comparando-o a cabeça de bacalhau que, segundo ele, é coisa rara de se ver.
Infelizmente, para nós londrinenses, este tipo de discurso fica nos anais da Câmara de Vereadores.
Cabeça cheia
Ufa.
Boa noite a todas e todos
É tiro para todo lado
Tem hora que parece circo (no sentido que já citei anteriormente)
Em outros momentos parece ringue e a votação pode ou não ser o nocaute.
Em alguns momentos parecem todos atiradores. O duro é acertar o alvo.
Às vezes é um carnaval. Confetes e serpentinas. Só quero ver até quando.
Ah... o teatro e a música não podiam deixar de lá estar. Como tem ator. E é até bonito de ver a orquestra de "Câmara"... risos. Surgem também duetos, trios, quartetos, e assim por diante. O duro é a afinação.
O pior é que fazem tudo em nome de Deus. Graças a Ele eu acho que Ele está mais preocupado com causas mais importantes e não deve ter muito tempo para ouvir os que falam seu nome em vão ou o utilizam para mascarar intenções não tão santas assim.
No entanto não posso deixar de lembrar do inferno em que pode se transformar aquilo. Isso quem mais sente são os assessores, funcionários e jornalistas.
E DEVE HAVER MUITO MAIS DEFINIÇÕES.
27 de ago. de 2009
O poder da palavra e o cumprimento da palavra
E essa nova gestão da Câmara, da parte de alguns vereadores, é campeã de descumprimento de palavra e de discurso vazio e cheio de senso comum.
E o mais incrível é que quem cumpre o que diz é, na maioria das vezes, execrado.
Assim, do que eu sei, pelo menos seis vereadores (dos 19) são acometidos do mal "Dou a palavra, mas não a cumpro ou só a cumpro quando é do meu interesse".
Ah... risos... está todo mundo esperando que eu diga os nomes... risos
Não, meus caros e caras amigas. Não vou dar o gostinho de ter que responder processos. Isso aqui, por enquanto é só desabafo. Mas eles sabem.
Porém quem quiser conferir ou descobrir, é só participar mais politicamente. É uma escola interessante essa e eu achava que era ruim. Aff... descobri que é bem pior.
PRIMEIRO: O CIRCO
Mas não é deste tipo saudável de arte que estou querendo falar. Em outro sentido podemos nos deliciar com o circo em que se transforma a nossa Câmara Municipal. Principalmente em pautas como a de hoje. Mas não sei é para rir ou para chorar. Como cidadã, em alguns momentos, tenho vergonha.
Mas, aos poucos, vou postando para a avaliação dos meus poucos leitores e leitoras.
Retorno às postagens
Hoje comentando sobre a atuação e as falas de vereadores e vereadoras durante a 1ª discussão para a aprovação das contas de 2006 do ex-prefeito Nedson Micheleti.
BLOG DO JACKS ESTÁ ONLINE
O vereador Jacks Dias está online, por meio de seu blog: www.jacksdias.com.br/blog.
O site do vereador está em construção e deverá ser lançado em breve.
16 de ago. de 2009
LULA CONTINUA EM ALTA
30 de jul. de 2009
COM OU SEM DIPLOMA
A MANIPULAÇÃO
A DESINFORMAÇÃO
A FALTA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A FALTA DE ÉTICA
OS INTERESSES ESCUSOS EM BUSCA DA FAMA OU DE RECONHECIMENTO
A FALTA DE MEMÓRIA DOS PROFISSIONAIS
A INCAPACIDADE E INCOMPETÊNCA ANALÍTICA
A BITOLA QUE SÓ FAZ ENXERGAR SEUS PRÓPRIOS INTERESSES
DA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
DA RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
DA ÉTICA COMO PRINCIPAL ARMA DE COMBATE AO MAU PROFISSIONAL
DA BUSCA PELA VERDADE
DE POSIÇÕES COERENTES
DE PROFISSIONAIS SÉRIOS
QUE, EM CASO DE POSIÇÕES POLÍTICAS DO PROFISSIONAL EM JORNALISMO, ESTE SAIBA TRABALHAR A INFORMAÇÃO, PORQUE SUA RESPONSABILIDADE AUMENTA MAIS AINDA.
29 de jul. de 2009
H1N1: Utilidade Pública
22 de jul. de 2009
CHUVA DE GRANIZO
14 de jul. de 2009
Maioria dos vereadores é contra perueiros
O vereador Jacks Dias encaminhou release à imprensa em que expõe sua opinião contrária ao estabelecimento do sistema de perueiros, que atua na clandestinidade e tem sido dor de cabeça nos grandes centros urbanos. Abaixo release do vereador:
Jacks Dias é contra precarização do transporte coletivo
O vereador afirmou hoje (14) que o projeto de lei que propõe a liberação do transporte de passageiros em vans reacende um debate já vencido, inclusive judicialmente, em Londrina
“Quem não lembra o embate, criado em 2002, pelos perueiros, tentando garantir a entrada de vans e kombis para fazer o transporte urbano de passageiros na cidade”, recordou Jacks Dias. O vereador reforçou que, na época, além da posição contrária da Administração Municipal e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), respaldada legalmente, os próprios perueiros tiveram várias liminares indeferidas pela justiça, confirmando a posição do Executivo Municipal.
O respaldo legal que proíbe serviços prestados de modo informal, por meio de vans ou veículos similares, está estabelecido na Constituição da República, no Código Brasileiro de Trânsito e no Código de Posturas do Município de Londrina. “E não podemos esquecer que este tipo de serviço não atende vários requisitos fundamentais do serviço de transporte coletivo urbano”, frisou Jacks Dias.
Segundo o vereador, este serviço não está preparado para atender emergências em caso de acidente de trânsito, não obedece regularidade de horário e nem atende áreas de difícil acesso e onde há risco de assalto, não paga encargos públicos, não possui veículos de reserva e não tem motoristas com experiência comprovada para o serviço. “Outros benefícios importantes não são oferecidos pelos perueiros como o passe escolar, a gratuidade para idosos, deficientes, crianças e entidades assistenciais e, principalmente, este tipo de transporte não oferece a integração que contempla o usuário com passagem única para vários percursos”, enfatizou Dias.
De acordo com Jacks Dias, é preciso muita responsabilidade com os serviços públicos de que a cidade dispõe. “Com este tipo de proposta, depois inclusive da apresentação de um relatório na CEI [Comissão Especial de Inquérito] que não contempla a questão da integração - uma conquista dos trabalhadores de Londrina – corremos o risco de ter o serviço precarizado em nosso município”, alertou.
Outro fator importante lembrado pelo vereador é que este tipo de ação vai encarecer mais ainda a passagem das empresas regulares do transporte coletivo urbano já que a tendência é redução de usuários no serviço, o que viria incidir na planilha de cálculos da tarifa. “A população londrinense tem de saber o que está acontecendo para poder evitar e é nossa obrigação, como vereador, informar e alertar os cidadãos e cidadãs”, concluiu.
Desabafo do Arthur
13 de jul. de 2009
HOJE EU VI O ARTHUR
10 de jul. de 2009
LONDRINA NÃO PODE PERDER INTEGRAÇÃO
8 de jul. de 2009
VOCÊ TEM FOME DE QUE? VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
7 de jul. de 2009
Lula recebeu prêmio na Unesco hoje
O prêmio concedido ao presidente brasileiro é um reconhecimento por "seu trabalho em prol da paz, o diálogo, a democracia, a justiça social e a igualdade de direitos, assim como por sua inestimável contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias", informa um comunicado da Unesco. (Leia mais)
22 de jun. de 2009
LULA VEM AÍ
17 de jun. de 2009
NÃO ESTOU DE LUTO... ESTOU VERMELHA DE INDIGNAÇÃO
16 de jun. de 2009
EMENDAS NA LDO 2010
O RETORNO
12 de mai. de 2009
NEGRITUDE - A LUTA DE UM POVO
13 de maio – Dia de Luta
Amanhã mais uma data importante será lembrada, o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. Uma data comemorada por muitos(as) como conquista de liberdade. No entanto, para quem milita no movimento negro, esta data é lembrada e serve como dia de luta contra a discriminação, pela igualdade racial e de direitos e oportunidades. E o Partido dos Trabalhadores, que sempre priorizou a atuação nas lutas das minorias, soma-se à negritude nessa luta.
Assim, defendemos contra toda forma de preconceito e por políticas afirmativas que realmente promovam a igualdade como no caso da política de cotas, que, para nós, é encarada como uma das formas de pagar a imensa dívida social que os governos, ao longo de mais de 500 anos, acumularam junto à população negra brasileira. Para o PT esta é uma medida compensatória ao atraso imposto, à ausência de direitos e exclusão social a que foram submetidos negros e negras.
Para que, realmente, estas políticas sejam efetivadas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) que desenvolve políticas públicas para garantir direitos e promover a igualdade. Somada à criação da Seppir, a participação social foi estimulada com o fomento à criação de conselhos municipais, estaduais e o nacional de promoção da igualdade racial e com a realização de conferências.
Esta é a forma como acreditamos que iremos transformar a realidade que hoje ainda aflige afrodescendentes e todos(as) os(as) brasileiros(as) que lutam para que garantir direitos e para abolir qualquer forma de segregação social. Por isso é importante esta luta. O Brasil todo está se mobilizando para a participação na II Conferência Nacional da Igualdade Racial que será realizada em junho e nós estaremos atuando junto à comunidade levando a informação e incentivando a organização.
Mesmo com toda a mobilização de militantes negros e setores sociais a realidade social brasileira só será transformada quando incorporada pela maioria da sociedade. Nesse contexto cabe também ressaltar a importância de alterar a estrutura existente com políticas de Estado que atendam à necessidade de termos um Brasil igualitário e justo promovendo cidadania plena.
Jacks Dias
Vereador – Câmara Municipal de Londrina
6 de mai. de 2009
LEI SECA
A Lei Seca foi a grande vedete da sessão da Câmara hoje e tomou muito tempo.