PENSO, LOGO, BLOGO!

Blog inserido no debate político e de fatos importantes do Município de Londrina (y otras cositas más), que pretende trazer a visão desta jornalista e cidadã londrinense. Lorena Pires Rostirolla (MTB/PR 2.943)

12 de mai de 2009

NEGRITUDE - A LUTA DE UM POVO

ZUMBI

Há 121 anos era assinada a lei de abolição da escravatura. Uma medida tomada pela princesa Isabel devido às pressões dos abolicionistas, rebeliões de escravos e as mudanças nas relações de trabalho, principalmente na Europa. O Brasil foi um dos últimos países a tomar esta decisão e, ao fazê-lo, jogou ao "Deus dará" pessoas que, antes consideradas propriedade, nunca haviam tido acess a direitos básicos, inclusive educação. Negros e negras que se viram donos de suas vidas, mas sem nenhuma estrutura para sobreviver. Amanhã não é uma data para festas. É uma data para a luta. Luta de um povo que foi retirado de seu país de origem e teve que adotar o Brasil como sua pátria mãe e que fez e continua a fazer muito pelo desenvolvimento desta nação que tem, para com eles, uma dívida social que deve ser compensada com ações e com a mobilização de toda a sociedade.

Abaixo coloco artigo do companheiro Jacks Dias, vereador em Londrina:

13 de maio – Dia de Luta

Amanhã mais uma data importante será lembrada, o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. Uma data comemorada por muitos(as) como conquista de liberdade. No entanto, para quem milita no movimento negro, esta data é lembrada e serve como dia de luta contra a discriminação, pela igualdade racial e de direitos e oportunidades. E o Partido dos Trabalhadores, que sempre priorizou a atuação nas lutas das minorias, soma-se à negritude nessa luta.

Assim, defendemos contra toda forma de preconceito e por políticas afirmativas que realmente promovam a igualdade como no caso da política de cotas, que, para nós, é encarada como uma das formas de pagar a imensa dívida social que os governos, ao longo de mais de 500 anos, acumularam junto à população negra brasileira. Para o PT esta é uma medida compensatória ao atraso imposto, à ausência de direitos e exclusão social a que foram submetidos negros e negras.

Para que, realmente, estas políticas sejam efetivadas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) que desenvolve políticas públicas para garantir direitos e promover a igualdade. Somada à criação da Seppir, a participação social foi estimulada com o fomento à criação de conselhos municipais, estaduais e o nacional de promoção da igualdade racial e com a realização de conferências.

Esta é a forma como acreditamos que iremos transformar a realidade que hoje ainda aflige afrodescendentes e todos(as) os(as) brasileiros(as) que lutam para que garantir direitos e para abolir qualquer forma de segregação social. Por isso é importante esta luta. O Brasil todo está se mobilizando para a participação na II Conferência Nacional da Igualdade Racial que será realizada em junho e nós estaremos atuando junto à comunidade levando a informação e incentivando a organização.

Mesmo com toda a mobilização de militantes negros e setores sociais a realidade social brasileira só será transformada quando incorporada pela maioria da sociedade. Nesse contexto cabe também ressaltar a importância de alterar a estrutura existente com políticas de Estado que atendam à necessidade de termos um Brasil igualitário e justo promovendo cidadania plena.

Jacks Dias
Vereador – Câmara Municipal de Londrina

Um comentário:

carlinho do ana eliza disse...

Comunidade Negra De Cambé apoia Tito Vale em projeto de Feriado‏
De: Carlinho do Ana Eliza (carloseedite@hotmail.com)
Enviada: terça-feira, 28 de julho de 2009 12:58:04
Para: titovalle@cml.pr.gov.br

Ola , meu nome é Carlos Roberto Lopes (Carlinho do Ana Eliza) , tambem sou do movimento negro e estamos juntos com tito vale apoiando nesta missão. Ja enviei auguns e-mails para o portal do bonde e estou pedindo para os amigos do orkut movimento negros , movimento negro de Cambé e os amigos do meu orkut pessoal estarem enviando seus apoio tambem.
É isto ai Tito bola pra frente vamos juntos faser este gol e marcar este feriado ! ! !

contato tanbém em mnegrocamb@hotmail.com esperamos que os vereadores de cambé também entre nessa luta



feriado dia 20 de novembro "uma questão de respeito"‏
De: Carlinho do Ana Eliza (carloseedite@hotmail.com)
Enviada: quarta-feira, 15 de julho de 2009 22:21:25
Para: editoria@folhadelondrina.com.br

alquem precisa ensinar às autoridades de Londrina um pouco de cultura,
ou as outras cidades e até capital de estado por ai a fora estão errados,,
uma questão de conhecimento, ou de reconhecimento.
_ não é apenas mais um feriado como disse um representante da acil no jornal hoje ao meio dia.
para nós da raça negra, é uma questão de justiça ! ! !

Carlinho do Ana Eliza (representante do Movimento Negro de Cambé)







carlos roberto lopes
carloseedite@hotmail.com
rua antonina 622 Cambé pr
91072440 / 31540422