Hoje não enterrei um sonho.
Um sonho eu tive em minha adolescência e juventude.
Um sonho que comecei a tornar realidade aos 21 anos quando ingressei na Universidade Estadual de Londrina para cursar Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, já com dois filhos e morando no Conjunto Habitacional Aquiles Stenghel.
Hoje, ao saber da decisão do STF, passaram diante dos meus olhos todos os sacrifícios que fiz para me preparar para o vestibular e para concluir meu curso, toda a minha trajetória, todo o meu trabalho. Sem esquecer o apoio da minha família.
Hoje pensei também nos meus colegas de profissão. Aqueles que estão indignados. E aqueles que estão conformados. Aqueles que também lutaram para cursar uma faculdade e aqueles que nos ensinaram nos bancos de todas as universidades do país. Aqueles que se sacrificaram pela profissão de diversas maneiras, seja lutando pela sua regulamentação ou se submetendo a patrões que tinham como menor preocupação a qualidade da informação e a ética. Ou ainda aqueles que sofreram torturas ou foram mortos na ditadura, ou mortos como o Tim Lopes e outros tantos jornalistas mortos e ameaçados por todo o país por tentarem levar a informação à sociedade.
Hoje enterrei mais um tanto de credibilidade que ainda podia ter na justiça, comprada pelo patronato, pelos "donos" da indústria irresponsável da Comunicação. Aquela que ao invés de usar a palavra para levar a verdade da informação, a utiliza como instrumento de barganha e de manutenção do poder a seu favor.
Pensei até em dizer que hoje estaria enterrando, não meu sonho, mas minha realidade.
MAS NÃO VOU FAZER ISSO COMIGO. EU TENHO VALOR. MINHA PROFISSÃO TEM VALOR. E JORNALISTAS SÉRIOS TÊM VALOR.
E AMANHÃ VOU ESTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA, ÀS 14H, PARA MOSTRAR MINHA INDIGNAÇÃO.
E VOU ESTAR DE VERMELHO. PORQUE VERMELHO É A COR DA MINHA RAIVA. VERMELHO É A COR DA MINHA INDIGNAÇÃO. VERMELHO É A COR DO MEU SANGUE E DE MEUS COLEGAS DE PROFISSÃO. E ERA TAMBÉM A COR DOS MUITOS QUE MORRERAM DEFENDENDO O DIREITO À PALAVRA, À EXPRESSÃO, À INFORMAÇÃO E À VERDADE.
ASSIM COMO DEVERIA ESTAR VERMELHA DE VERGONHA A "CARA" DAS EXCELÊNCIAS QUE VOTARAM PARA DESTRUIR ESTA CONQUISTA DO JORNALISMO E ESTÃO DESTRUINDO A REALIDADE DE PROFISSIONAIS E OS SONHOS DE MILHARES DE UNIVERSITÁRIOS EM TODO O PAÍS.