PENSO, LOGO, BLOGO!

Blog inserido no debate político e de fatos importantes do Município de Londrina (y otras cositas más), que pretende trazer a visão desta jornalista e cidadã londrinense. Lorena Pires Rostirolla (MTB/PR 2.943)

21 de set. de 2009

LEI MARIA DA PENHA COMPLETA TRÊS ANOS

A Lei nº 11.340 (Maria da Penha), completa três anos de vigência amanhã ( dia 22) e o vereador Jacks Dias escreveu artigo sobre a importância da lei e das políticas implementadas no país pelo Governo Lula.

"Em briga de marido e mulher...

Temática recorrente quando se trata de garantir direitos e políticas públicas sociais eficientes, o combate à violência contra a mulher continua sendo um dos principais focos de atuação do atual governo federal. E amanhã, dia 22 de setembro, um dos instrumentos mais importantes para as ações, a Lei nº 11.340, a chamada Lei Maria da Penha, completa três anos de vigência.

Essa lei é o eixo principal, junto com o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, lançado pelo presidente Lula durante a 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em 2006, das políticas públicas para enfrentar este problema que reflete em vários outros aspectos do cotidiano social.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a violência de gênero ainda é um dos grandes problemas do século XXI: Das mulheres vítimas de assassinato, 70%, foram mortas pelos maridos ou parceiros e, no Brasil, uma mulher é agredida a cada 15 segundos, um dos índices mais altos do mundo. A lei foi criada para transformar essa realidade e, aos poucos, as vítimas têm tomado conhecimento e recorrido a esse instrumento de proteção.

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres apresentou relatório onde apontou que houve aumento de 32,36% na procura pelo número 180, a Central de Atendimento à Mulher, entre janeiro e junho, se comparado com o mesmo período de 2008 - em números, isso significa que foram realizados mais de 162 mil atendimentos. Destes atendimentos, 47% referem-se à busca de informações sobre a Lei Maria da Penha.

O trabalho realizado pelo Governo Lula é, também, conseqüência da atuação do PT e de sua militância em defesa das minorias. No caso das políticas na questão de gênero muitas conquistas foram alcançadas, mas é fundamental que este trabalho continue e seja, cada vez mais ampliado, porque em briga de marido e mulher a Lei Maria da Penha e cidadãs e cidadãos brasileiros, metem a colher, sim."

Jacks Dias
Vereador pelo PT, em Londrina

2 comentários:

Almir Escatambulo disse...

Caros colegas blogueiros peço que vocês publiquem este texto é um alerta e é preciso conscientizar a população sobre este problema.... Segue o texto

Alerta: Girias preconceituosas

Estou achando bastante preocupante a onda nova da juventude hoje. É uma gíria ou girias novas que eles andam reproduzindo nas escolas, cybers, Shopings enfim em todos os locais Públicos trata-se de uma gíria ou girias preconceituosa(s), na qual quando um ¨coleguinha¨comete um erro o outro diz ¨Poxa cara você é deficiente?¨ ou ¨você tem Dawn¨? Não sei quem foi o imbecil que inventou esse tipo de gíria, mais creio que é preocupante. Afinal as pessoas com deficiência sofrem diversos preconceitos em todas as esferas possíveis e ainda me inventam uma destas? Peço por gentileza aos pais que aconselhem seus filhos a não reproduzirem esse tipo de ¨gíria besta¨ e também aos jovens para que sejam inteligentes e façam o mesmo, pois afinal ninguém sabe o dia de amanhã e poderá acontecer de você ter algum filho com deficiência, ai sim você poderá sentir na pele o drama. Peço a todos os blogueiros que me lêem que divulguem este texto, para conscientizar a sociedade Londrinense. Nós Pessoas com deficiência ficamos muito gratos.

Lorena disse...

Concordo, em gênero, número e grau, com você, Almir. E esta postado.

Um abraço

Lorena