13 de maio – Dia de Luta
Amanhã mais uma data importante será lembrada, o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. Uma data comemorada por muitos(as) como conquista de liberdade. No entanto, para quem milita no movimento negro, esta data é lembrada e serve como dia de luta contra a discriminação, pela igualdade racial e de direitos e oportunidades. E o Partido dos Trabalhadores, que sempre priorizou a atuação nas lutas das minorias, soma-se à negritude nessa luta.
Assim, defendemos contra toda forma de preconceito e por políticas afirmativas que realmente promovam a igualdade como no caso da política de cotas, que, para nós, é encarada como uma das formas de pagar a imensa dívida social que os governos, ao longo de mais de 500 anos, acumularam junto à população negra brasileira. Para o PT esta é uma medida compensatória ao atraso imposto, à ausência de direitos e exclusão social a que foram submetidos negros e negras.
Para que, realmente, estas políticas sejam efetivadas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) que desenvolve políticas públicas para garantir direitos e promover a igualdade. Somada à criação da Seppir, a participação social foi estimulada com o fomento à criação de conselhos municipais, estaduais e o nacional de promoção da igualdade racial e com a realização de conferências.
Esta é a forma como acreditamos que iremos transformar a realidade que hoje ainda aflige afrodescendentes e todos(as) os(as) brasileiros(as) que lutam para que garantir direitos e para abolir qualquer forma de segregação social. Por isso é importante esta luta. O Brasil todo está se mobilizando para a participação na II Conferência Nacional da Igualdade Racial que será realizada em junho e nós estaremos atuando junto à comunidade levando a informação e incentivando a organização.
Mesmo com toda a mobilização de militantes negros e setores sociais a realidade social brasileira só será transformada quando incorporada pela maioria da sociedade. Nesse contexto cabe também ressaltar a importância de alterar a estrutura existente com políticas de Estado que atendam à necessidade de termos um Brasil igualitário e justo promovendo cidadania plena.
Jacks Dias
Vereador – Câmara Municipal de Londrina