PENSO, LOGO, BLOGO!

Blog inserido no debate político e de fatos importantes do Município de Londrina (y otras cositas más), que pretende trazer a visão desta jornalista e cidadã londrinense. Lorena Pires Rostirolla (MTB/PR 2.943)

25 de jan. de 2009

Acordo Ortográfico

Tive uma ideia. Talvez seja mais um ato heroico, do que simplesmente uma ideia, tentar fazer um texto utilizando alguma coisa da nova ortografia, apesar de que na arimética do português não foram tantas as mudanças. Essa nova véstia da língua mater de 8 nações - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil - fará com que, principalmente nós, jornalistas, alcemos voos nas novas regras e alterações até que nossa escrita fique uma teteia (como diriam os letrados...rs).
Mas antes que fiquemos paranoicos com essa estreia da nova ortografia, quero dizer que só fiz este texto para mostrar que não será fácil, porém não é impossível.
Para estar mais atenta às mudanças já providenciei a compra do livro - que recomendo -Escrevendo pela nova ortografia, elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss, que já está à venda por R$ 19,90, tanto na Internet, quanto nas livrarias (comprei o meu na Bom Livro). É um bom livro de cabeceira.

2 comentários:

Rod Brandão disse...

Lores - segundo os telejornais as novas regras ortográficas vão ser definidas, em definitivo, até o fim do próssimo mês. Você acha que vão mexer em mais alguma coisas com relação a ortografia? Ou será que vão simplesmente oficializar tudo isso?

Abração...

Lorena disse...

Rodolfo, a tendência é pela manutenção. Provavelmente o acordo foi lançado para se avaliar a receptividade dos oito países que estão realizando a alterações para promover a unificação da língua portuguesa. Acredito que ampliar as mudanças eles não irão, mas talvez alterar um ou outro item.

Beijos