PENSO, LOGO, BLOGO!

Blog inserido no debate político e de fatos importantes do Município de Londrina (y otras cositas más), que pretende trazer a visão desta jornalista e cidadã londrinense. Lorena Pires Rostirolla (MTB/PR 2.943)

17 de mai de 2011

LÍNGUA MÃE

Foi-se por terra a minha tese de que uma nação deve ter como uma de suas maiores prioridades e símbolos, para a promoção de sua soberania, sua "língua mãe". No nosso caso, a língua portuguesa. Passei minha vida ensinando e corrigindo meus filhos, mesmo sabendo que os vícios de linguagem e expressões populares são aceitos no diálogo cotidiano.

Mas, sinceramente, fiquei espantada ao saber sobre a obra didática de língua portuguesa "Por uma Vida Melhor", da Coleção Viver, Aprender (Editora Global), distribuída pelo MEC, que considera correto, em certos contextos, o uso de linguagem oral com erros de concordância.

Para termos identidade cultural não precisamos desvirtuar nossa gramática. Deveríamos, sim, ampliar o conteúdo da língua portuguesa nas instituições de ensino e preparar melhor nossos estudantes.

Nenhum comentário: