PENSO, LOGO, BLOGO!

Blog inserido no debate político e de fatos importantes do Município de Londrina (y otras cositas más), que pretende trazer a visão desta jornalista e cidadã londrinense. Lorena Pires Rostirolla (MTB/PR 2.943)

15 de jan. de 2009

Mais um equipamento público que irá auxiliar e muito na redução da violência doméstica está sendo criado em Londrina. Aliás, a justiça está apenas cumprindo o que estabeleceu a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) em seu artigo 14:

"Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, órgãos da Justiça Ordinária com competência cível e criminal, poderão ser criados pela União, no Distrito Federal e nos Territórios, e pelos Estados, para o processo, o julgamento e a execução das causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher."

A lei também estabelece que "a política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de ações não-governamentais, tendo por diretrizes: I - a integração operacional do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação;" (art. 8º, inciso I)

Londrina deve comemorar mais esta conquista para as mulheres e entender a importância das políticas públicas direcionadas à questão de gênero.

Saiba mais sobre a criação da vara especializada em violência doméstica por meio da matéria Londrina terá vara especializada em violência doméstica, publicada hoje no www.bonde.com.br.

4 comentários:

Gustavo Rugila disse...

Olá Lorena (desculpa invadir seu espaço),

Meu nome é Gustavo, sou natural de Londrina e visitei seu blog;

Estou iniciando um projeto de um blog que fala sobre “liberdade”, ou minhas memórias, então gostaria de pedir um minuto da sua atenção e pedir que leia meu blog e se possível dizer o que achou...

Endereço: http://www.baltom.com.br/liber

Forte abraço,
Gustavo Rugila
MSN: gustavo.rugila@baltom.com.br

Anônimo disse...

Olá Lorena. Muito interessante o texto. A luta contra a violência deve ser empreendida todos os dias. E combater a violência de gênero é ainda mais difícil porque envolve conceitos culturais milenares. Parabéns, mulher.

Lorena disse...

Gustavo, passei pelo seu blog e achei legal sua iniciativa. No que precisar de mim estou à disposição

Rei, obrigada. E realmente não podemos deixar de sermos inquietos com determinados temas. No caso da questão de gênero, principalmente a violência doméstica, apesar dos avanços, temos realmente muito a enfrentar. Beijos.

Anônimo disse...

Olá Lorena
O Soldado do Caos chegou. Espero por sua visita, saiba que estou de olho em seu blog.