PENSO, LOGO, BLOGO!

Blog inserido no debate político e de fatos importantes do Município de Londrina (y otras cositas más), que pretende trazer a visão desta jornalista e cidadã londrinense. Lorena Pires Rostirolla (MTB/PR 2.943)

22 de jun. de 2009

LULA VEM AÍ

Apesar de nossos grandes veículos de comunicação, Folha de Londrina e JL, não darem importância para o fato de termos hoje, em Londrina, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ele estará qui para lançar o Plano Safra 2009-2010 no valor de cerca de R$ 107 bilhões, 37% a mais que o plano anterior. Deste total R% 15 bilhões serão destinados à agricultura familiar.

Lula estará no Parque Ney Braga, às 15h.

Mas quero aproveitar este post para mostrar como nossa imprensa "local" trata o assunto. Coloco abaixo as imagens das edições da Folha de Londrina e do JL, de ontem (21) e de hoje (22) para que os (as) leitores (as) e principalmente meus colegas de profissão (jornalistas), estudantes de jornalismo e interessados possam analisar como os veículos de comunicação tratam do assunto e que tipo de destaque dão.


Domingo, 21/06/2009

Segunda-feira, 22/06/2009


Domingo, 21/06/2009

Segunda-feira, 22/06/2009

AH... O PRESIDENTE CHEGA AO AEROPORTO POR VOLTA DE 14h E IRÁ, EM COMITIVA, ATÉ O PARQUE NEY BRAGA.

17 de jun. de 2009

NÃO ESTOU DE LUTO... ESTOU VERMELHA DE INDIGNAÇÃO


Hoje não enterrei um sonho.

Um sonho eu tive em minha adolescência e juventude.

Um sonho que comecei a tornar realidade aos 21 anos quando ingressei na Universidade Estadual de Londrina para cursar Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, já com dois filhos e morando no Conjunto Habitacional Aquiles Stenghel.

Hoje, ao saber da decisão do STF, passaram diante dos meus olhos todos os sacrifícios que fiz para me preparar para o vestibular e para concluir meu curso, toda a minha trajetória, todo o meu trabalho. Sem esquecer o apoio da minha família.

Hoje pensei também nos meus colegas de profissão. Aqueles que estão indignados. E aqueles que estão conformados. Aqueles que também lutaram para cursar uma faculdade e aqueles que nos ensinaram nos bancos de todas as universidades do país. Aqueles que se sacrificaram pela profissão de diversas maneiras, seja lutando pela sua regulamentação ou se submetendo a patrões que tinham como menor preocupação a qualidade da informação e a ética. Ou ainda aqueles que sofreram torturas ou foram mortos na ditadura, ou mortos como o Tim Lopes e outros tantos jornalistas mortos e ameaçados por todo o país por tentarem levar a informação à sociedade.

Hoje enterrei mais um tanto de credibilidade que ainda podia ter na justiça, comprada pelo patronato, pelos "donos" da indústria irresponsável da Comunicação. Aquela que ao invés de usar a palavra para levar a verdade da informação, a utiliza como instrumento de barganha e de manutenção do poder a seu favor.

Pensei até em dizer que hoje estaria enterrando, não meu sonho, mas minha realidade.

MAS NÃO VOU FAZER ISSO COMIGO. EU TENHO VALOR. MINHA PROFISSÃO TEM VALOR. E JORNALISTAS SÉRIOS TÊM VALOR.

E AMANHÃ VOU ESTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA, ÀS 14H, PARA MOSTRAR MINHA INDIGNAÇÃO.

E VOU ESTAR DE VERMELHO. PORQUE VERMELHO É A COR DA MINHA RAIVA. VERMELHO É A COR DA MINHA INDIGNAÇÃO. VERMELHO É A COR DO MEU SANGUE E DE MEUS COLEGAS DE PROFISSÃO. E ERA TAMBÉM A COR DOS MUITOS QUE MORRERAM DEFENDENDO O DIREITO À PALAVRA, À EXPRESSÃO, À INFORMAÇÃO E À VERDADE.

ASSIM COMO DEVERIA ESTAR VERMELHA DE VERGONHA A "CARA" DAS EXCELÊNCIAS QUE VOTARAM PARA DESTRUIR ESTA CONQUISTA DO JORNALISMO E ESTÃO DESTRUINDO A REALIDADE DE PROFISSIONAIS E OS SONHOS DE MILHARES DE UNIVERSITÁRIOS EM TODO O PAÍS.

16 de jun. de 2009

EMENDAS NA LDO 2010

Iniciou-se hoje o prazo para apresentação de emendas na Câmara de Vereadores de Londrina ao projeto de lei nº 122/2009 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2010.

O projeto e seus anexos estão disponíveis para acesso da comunidade, desde a semana passada, no site da Câmara (www.cml.pr.gov.br) e ainda há tempo para que os (as) interessados (as) apresentem propostas aos (às) vereadores (as), que terão agora dez dias para apresentarem as emendas à LDO.
O prazo para emendas ao projeto de lei, que já foi aprovado em primeira votação no dia 2 de junho, se encerra no próximo dia 26. A LDO dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município de Londrina para o exercício de 2010.

É fundamental que movimentos sociais e populares, além de profissionais ligados a todas as áreas estejam atentos e participem deste debate.


O RETORNO

Após um mês e três dias sem postar, pelo excesso de trabalho e outros probleminhas, hoje conseguirei dar o ar da graça...rsrs